sábado, 18 de abril de 2009

ALIMENTAÇÃO EM VIAGENS

Já que vários atletas da ACJ estão se preparando para a próxima competição do dia 26 em Campos Grande, Rio de Janeiro, vamos dar algumas dicas de nutrição para viagens. Aqui as nurtricionistas da CBJ dão dicas para quem vai viajar para fora do país, mas podemos adequar para quem vai fazer uma longa viagem dentro do Brasil.
É sempre uma preocupação muito grande a alimentação do atleta fora do país, seja por motivo de treino, seja por competição. O que torna o desafio maior é a peculiaridade culinária dos países, que se diferencia da alimentação habitual dos atletas. Uma má alimentação pode comprometer toda a preparação. Assim, é importante conhecer bem os hábitos alimentares dos atletas, a fim de prepará-los a agir diante das opções alimentares oferecidas nos países sedes de treinamentos e competições.


Um erro muito comum dos atletas, é querer experimentar “novos alimentos”. Os novos alimentos sempre têm o risco de não serem bem aceitos, causando desconforto intestinal, azia, diarréia e vômitos. É extremamente desaconselhável experimentar qualquer alimento diferente durante as viagens, principalmente se for uma viagem com fim competitivo.Uma outra dica importante é sempre colocar na mala alguma opção de alimento conhecido, para o caso de uma emergência. Desta forma, se a alimentação não for muito familiar, o atleta tem como se alimentar adequadamente.


São opções de alimentos que podem ser levados em viagens:Barras de cereais;Barras de proteínas;Maltodextrina;Gel de carboidratos;Frutas desidratadas;Isotônicos.Outro aspecto importante é a hidratação. É recomendado beber água regularmente durante o esforço, mesmo que não tenha sede.


Por precaução, deve-se evitar beber água que não seja mineral, devidamente engarrafada, para não correr o risco de estar consumindo água não tratada, o que pode ocasionar uma grave intoxicação.




Por Roberta Lima e Gisele Lemos, nutricionistas da CBJ

Nenhum comentário: