sexta-feira, 5 de março de 2010

São Paulo vai abrigar mundial de judô

Após ver o Mundial de 2007 ser disputado no Rio de Janeiro e a capital carioca ser escolhida para receber a etapa brasileira do Grand Slam da modalidade, São Paulo finalmente volta ao mapa do judô mundial. A cidade vai receber a etapa brasileira da Copa do Mundo e ainda pode ganhar o Mundial de 2013.
“O Brasil já fez o Mundial em 2007, recebeu o Grand Slam do Rio em 2008 e 2009 e agora a etapa da Copa do Mundo vem para São Paulo. É mais um evento importante no Brasil. Porque não pensar em realizar também o Mundial de 2013 em São Paulo?”, disse o presidente da Federação Internacional de Judô, o romeno Marius Vizer.
Conhecendo o pulso firme com que ele comanda a entidade, o brasileiro Paulo Wanderley, presidente da Confederação Brasileira de Judô, ficou animado. “Se o homem disse que podemos, é um bom sinal”. O projeto do Brasil receber mais um Mundial, mesmo já tendo organizado a competição em 2007, no Rio de Janeiro, foi revelado no ano passado, em Roterdã, na Holanda.
“Fizemos uma consulta informal para saber como seria a recepção de uma candidatura brasileira. E, pelo visto, fomos bem aceitos”, completou Wanderley. Na época, o Rio recebia o Grand Slam e Belo Horizonte, em Minas Gerais, organizava a Copa do Mundo, que migrou para a capital paulista. “São Paulo tem todas as condições para receber um evento desse porte”.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e manda-chuva do Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016, Carlos Arthur Nuzman, apoiou a idéia. “São Paulo deve abraçar essa causa. Seria um marco na preparação para as Olimpíadas”.
O motivo para uma recepção tão boa de um novo mundial no Brasil é fruto da boa relação de Vizer e Wanderly. O romeno chegou ao comando da FIJ em um congresso no Rio de Janeiro e os brasileiros são os únicos no planeta que recebem dois eventos do “Judô World Tour”, os campeonatos que valem ponto para o ranking mundial.
A etapa brasileira será disputa nos dias 29 e 30 de maio, uma semana depois do Grand Slam do Rio (nos dias 22 e 23 de maio). A tática serve para que os atletas que vierem ao país para a primeira competição, que vale mais pontos no ranking, fiquem para a segunda. “É muito bom voltar a ter um evento assim em São Paulo. Nós competimos muito fora e é importante competir na frente da família e dos amigos”, disse o campeão mundial e duas vezes medalhista olímpico Tiago Camilo.
fonte:www.uol.com.br

Nenhum comentário: