quarta-feira, 10 de junho de 2009

Medalhista estreia coluna em blog

O medalhista olímpico e comentarista do SporTV, Flávio Canto, estreou uma coluna no blog do Sensei SporTV, programa sobre esportes de combate que vai ao ar sábado. Na sua primeira coluna, Flávio comenta sobre a temporada 2009 do judô brasileiro. Segue abaixo o texto completo.
por Flavio Canto

Depois de um espetacular mundial em 2007 e uma boa olimpíada no ano seguinte o judô brasileiro segue firme na difícil missão de manter a tradição em ser uma das principais potências do esporte no cenário mundial. A preparação para o mundial de Rotterdam, em agosto deste ano, começou timidamente em fevereiro, com a estréia de alguns atletas no Grand Slam de Paris, nas Copas do Mundo da Holanda e da Áustria, e no mês seguinte com o Pan de judô em Buenos Aires e o Desafio Internacional contra França e Inglaterra no Brasil. No entanto, essas duas últimas semanas representaram a verdadeira estréia do judô brasileiro em 2009, com equipes completas, em competições com nível próximo a de mundiais. Por conta de uma lesão no joelho, acabei ficando de fora me recuperando para o Grand Slam do Rio em julho e torcendo de longe para meus companheiros.

Com a maioria dos atletas ainda sentindo a falta de rítmo e segurando pela primeira vez no ano no quimono de seus principais adversários o judô brasileiro vem conseguindo bons resultados nesse início de temporada. No Grand Slam de Moscou, realizado na última semana de maio, foram duas medalhas e dois quintos lugares. Luciano Corrêa, confirmando a excelente fase, conquistou a medalha de prata e Tiago Camilo, estreando internacionalmente em sua nova categoria depois de assumi-la oficialmente, o bronze. Já Leandro Guilheiro e Eduardo Santos terminaram na quinta colocação.

Na semana seguinte, duas novas equipes invadiram a Europa. A masculina na Copa do Mundo da Romênia e a feminina na Copa do Mundo de Lisboa. Walter Santos, na categoria pesado, e a piauiense Sarah Menezes na ligeiro foram os grandes nomes da semana. Os dois conquistaram a medalha de ouro com atuações impecáveis. Raquel Lopes, do Instituto Reação, foi prata e Hugo Pessanha e Danielli Yuri, bronze. Camila Minakawa, Andressa Fernandes e Ricardo Ayres terminaram na quinta colocação.

Na semana que vem tem mais. Enquanto a equipe feminina participa da Copa do Mundo de Madrid, a masculina viaja para Itália para o torneio Tre Torri, na Corridônia. Vamos torcer para que venham mais medalhas!

Nenhum comentário: